Quem são as entidades espirituais?
Consciências como a sua e como a minha que povoam o mundo espíritual.
Mas o que é Preto Velho?
É uma consciência como a sua e como a minha, que hoje habita o mundo espiritual e que se comunica através da instrumentação mediúnica, seguindo o arquético proposto da religião onde se manifesta.
Serve o mesmo raciocínio para Caboclo, Exu e Ere, Ciganos, Baianos?
Todos somos espíritos. Encarnados exercemos funções e temos responsabilidades assim como compromissos assumidos que na maior parte condizem com nossas respectivas habilidades, preferências, necessidades ou obrigações. O mesmo ocorre quando estamos no mundo dos espíritos.
Porque não dão simplesmente o nome da última vida?
Os arquétipos ajudam a definir funções e comunicam propósito; além de permitir que, por trás de uma nomenclatura generalizada, nos concentremos mais na especialidade que na individualidade evitando assim veneração descabida por este ou aquele espírito conforme seu nome. Isto pode significar exemplo de desapego e abnegação de quem trabalha por uma causa, representando um movimento de amor e paz ao esquecer de si mesmo pelo amor ao próximo.
Se já tem o espiritismo para quê essas seitas absurdas?
Muito do que acreditamos absurdo procede de incompreensão e revolta gratuitas que demonstram caráter arredío, mentalidade rebelde e pessoa indisposta para reconhecer que tudo nas obras de Deus tem fim útil e propósito préviamente definido. A Umbanda é uma religião tão respeitável quanto qualquer outra que pratica a caridade e que se pauta na moral do Cristo, no bem ao próximo de forma organizada e com fundamento. Seita é outra coisa. Tudo aquilo que serve positivamente ao progresso da humanidade é antes projetado sabiamente pelos espíritos responsáveis pelo orbe e nada escapa a seus desígnios. Para entender a razão de ser de tais desígnios, é preciso um estudo muito aprofundado comparando literaturas respeitáveis e consultando à enviados da fonte, para só depois sentir, ainda que muito imperfeitamente a sua síntese.
Lugar que fuma, bebe e fala-se palavrão é bom?
Eu não vou entrar no mérito do aspecto magístico dos elementos contidos nos diferentes compostos químicos encontrados nos vários instrumentos de trabalho das diferentes religiões ou na forma de aplicação e uso de cada um. O preconceito é julgamento desacertado por ser parcial e partir de conclusões precipitadas que só indica que a pessoa que dele se serve não tem condições de ser levada a sério. Não vou filosofar sobre erros e acertos tão pouco que comete o homem fazendo uso de seu livre-arbítrio, às vezes em exageros inflingindo as leis morais nas mais sagradas casas, terreiros, centros espíritos, igrejas e assembléias etc. Pois, isso é de se esperar e acontece invariavelmente em todas as religiões pois os homens estão passíveis de entregarem-se as suas fraquezas quando menos espera-se. Neste encontro nos propusemos a falar sobre as entidades espirituais além de que, o Diálogo com os Espíritos respeita todas religiões e a nenhuma é afiliado ou apologista. Acreditamos que é preciso ler todas as páginas de um livro para emitir opinião sensata, pois 3 ou 4 páginas apenas tiram crédito de quem pede para falar do assunto antes de investir o esforço necessário para entendê-lo.